Por Reda??o Web à Epic Play —

A trilogia dos jogos modernos do azul?o?(Sonic Unleashed, Colors e Generations) foi apelidada por alguns?f?s de Uncolorations, pois estes possuem mecanicas muito semelhantes, como o boost, dando a entender que eles fazem parte da mesma “gera??o”. O boost (uma espécie de turbo que o Sonic aciona)?ajudou aos jogos da série?a serem mais rápidos. Muito mais rápidos. E Sonic parece finalmente correr t?o rápido conforme o seu nome defende. Enfim, vamos listar alguns dos pontos cruciais que interligam esses três?jogos e que fizeram a franquia evoluir ou que ajudou a trazê-la de volta aos clássicos.

Texto original por André Ribeiro, usuário do www.blogofriki.com.

Esta é a trilogia Uncolorations:

Sonic Unleashed?para?PS3?e?Xbox 360 (2008)

Este jogo apresentou pela primeira vez o boost em um jogo 3D do ouri?o, esta que é uma?mecanica surgida?no Sonic Rush, game de plataforma?lan?ado para o Nintendo DS em 2005. Esta novidade fez com que o Sonic, literalmente, corresse na velocidade da luz aumentando ainda mais a emo??o e adrenalina que já estavam presente nos jogos anteriores. Para acompanhar a velocidade estonteante do nosso herói, o game trouxe novas habilidades, como o quick-step, que permite com que o Sonic desvie de obstáculos, o drift onde Sonic usa suas m?os para derrapar, além do aprimoramento da mecanica dos rails e dos diversos outros movimentos que já existiam. Outra novidade, foi a transi??o contínua do 3D para a jogabilidade 2.5D, dando um novo “ar” de?gameplay dinamico.

Aqui também teve?a estréia da Hedgehog Engine?que, graficamente falando,?é capaz de reproduzir efeitos de luz e sombra ultra realísticos, além de fazer com que tudo interaja com a ilumina??o do ambiente. Ou seja, esta foi definitivamente a entrada do Sonic para a alta defini??o. Além disso, tudo é extremamente detalhado, desde os ambientes, texturas, modelos, tudo com o intuito de aproveitar o que os consoles da “nova gera??o” (para a época) eram capazes de fazer. Alguns dizem que a Hedgehog Engine era o sistema mais sofisticado de ilumina??o em games na época, até ent?o.

Sonic Colors?para?Nintendo Wii (2010)

Como a galera do Wii pode ter ficado com inveja da vers?o HD de Sonic Unleashed, já que estes receberam uma?vers?o SD?do mesmo (“inferior”, equivalente a?do?PS2, com jogabilidade?e?mecanicas ?distintas da vers?o HD), a Sonic Team preparou para?lan?ar no ano seguinte?Sonic Colors (ou Colours na Europa)?com o intuito de saciar o público nintendista.

Se tratando da jogabilidade, ela n?o mudou muito em rela??o ao game anterior… Foi apenas aprimorada. Agora o Sonic é mais lento, com a?inten??o de ter mais controle do mesmo em se??es de plataforma (que comp?e 80% do game). Tudo é bem mais polido, sem contar das diversas novidades, como os Wisps, que desempenham uma fun??o de “power up” fazendo com que o jogador descubra áreas secretas, tenha super poderes, etc. é interessante, pois?os pequenos aliens alteram o gameplay?o?deixando mais variado.

Graficamente, por se tratar de um console com hardware inferior ao PS3?e?Xbox 360, n?o foi possível utilizar da Hedgehog Engine. Mesmo assim, tudo foi?muito bem trabalhados, abusando totalmente do Nintendo Wii,?tanto que este jogo é?considerado?um dos?mais bonitos da plataforma. O nível de detalhes é algo impressionante, mesmo! Outro fato, é que este título?seguiu uma dire??o artística surrealista,?n?o se preocupando muito em reproduzir gráficos ultra realistas com surrealismo.

Sonic Generations para?PS3, Xbox 360?e?PC (2011)

Este game veio com o objetivo de comemorar o 20° aniversário do ouri?o azul. E para festejar?com estilo, A Sonic Team tornou a usar a grandiosa Hedgehog?Engine, trazendo novamente ilumina??o de primeira?e?cenários de alta resolu??o. Porém, este seguiu a mesma filosofia de Sonic Colors, que foi trazer uma dire??o artística surrealista. No Generations, até mesmo as fases baseadas nos Adventures que s?o?jogos conhecidos por utilizar toda a capacidade gráfica do Dreamcast, trazendo gráficos realistas para a época, n?o fugiram da premissa. Mesmo com o surrealismo “Cartoon”, o game nos trás ambientes deslumbrantes, contendo cores radiantes e?muitos?detalhes.

A jogabilidade?boost evoluiu naturalmente.?Com grande semelhan?a de Unleashed e alguns Wisps na fase comemorativa de Sonic Colors, controlar o Sonic ficou ainda mais intuitivo, facilitando ainda mais nos momentos de plataforma. Falando em level design, as fases agora mesclam 50% de plataforma e 50% de velocidade, e os níveis finalmente apresentam uma vasta gama de caminhos alternativos, se aproximando muito das fases em clássicos do Mega Drive.

A única grande novidade dessa vez, além do level design totalmente revisado, foram as fases com o?Sonic clássico. Elas fazem um excelente uso do 2.5D (Gráficos/ambientes em 3D, mas com a jogabilidade limitada ao 2D – esquerda e direita), sem contar que há caminhos bem longos?e expansivos ou mais rápidos, abusando do número de caminhos alternativos.

Claro, há ainda muitos outros elementos dos três jogos que n?o citamos aqui. O que citamos é a ideia por cima deles. Um jogo de Sonic com visual elegante, bem iluminado, jogabilidade que se aproxima dos clássicos e ao mesmo tempo inova, além de variada e dinamica, essas s?o algumas das ideias de Sonic “Uncolorations”. Essa?trilogia trouxe muitas coisas?positivas à franquia, com poucas ressalvas de alguns sobre o Werehog em Unleashed, por exemplo.?E o?legal aqui é observar esta ideia e evolu??o?que ocorreu de 2008 à 2011,?em uma saga?única, onde a SEGA mostra o seu amor pelo ouri?o e pelos próprios?f?s com essas super produ??es que marcaram uma nova era, o que remete à época dos Adventures, também aclamados pelo público.

Posterior à trilogia

Lembrando que posteriormente se tem mais varia??es da trilogia original aqui tratada como “Uncolorations”, remetendo principalmente ao lan?amento?Sonic Forces?que foi lembrado comercialmente como um jogo dos mesmos criadores de Sonic Colors e Generations. Apesar de trazer elementos de jogos como Lost World lan?ado exclusivamente para o console Nintendo Wii U, ou um novo personagem customizável com elementos de “tiro” e plataforma, por exemplo, n?o se distancia radicalmente da “saga boost” original.

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